quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Manutenção Preventiva do Equipamento de Áudio

1) Microfones e Cabos
- compre espumas protetoras para os mics... troque-as periodicamente (no máximo de 6 em 6 meses);
- oriente os usuários... mostre a eles como usar o microfone corretamente. 
- com relação aos cabos, ensine aos membros de sua equipe a forma correta de enrolá-los e armazená-los (nada de enrolar no braço e depois dar um nó);
- revise seus conectores a cada 6 meses... utilize sempre conectores de qualidade (Santo Ângelo, Wire Conex, Neutrik...);
- faça o mesmo para os multicabos e cabos de conexão entre os equipamentos.

2) Mesas e Periféricos
- sempre proteja seu set depois da utilização (case, capa, etc...). Um dos principais inimigos de equipamentos eletrônicos é a poeira;
- no mínimo, a cada 3 anos, submeta sua mesa à inspeção de um técnico em eletrônica... peça a ele que meça os potenciômetros e verifique se estão dentro dos padrões... caso contrário, substitua-os... se a utilização da mesa for mais intensa, diminua o prazo para 2 anos (a poeira que entra nos potenciômetros altera seus valores).

3) Caixas
- Verifique periodicamente as conexões da caixa... plugues mal conservados podem causar curto-circuito e danificar o amp;
- meça a impedância do sistema caixa-cabos periodicamente... primeiro verifique a caixa separada e depois a caixa + cabo... veja se o valor de impedância sofre alteração significativa... em caso positivo, verifique o estado dos fios condutores do cabo para ver se estão enferrujando... nesse caso, troque a cabeação.

4) Amps
- mantenha seu amp longe de poeira e em local arejado;
- a cada 4 anos, submeta seu amp a inspeção de rotina e verifique os transistores de potência e os dissipadores de calor... se ele possuir ventilação forçada, limpe o filtro a cada 6 meses... se a utilização for intensa, reduza os prazos acima à metade.

5) Procedimento padrão
- ligue o(s) amplificador(es) por último e desligue-o(s) primeiro... sempre com os atenuadores fechados;
- mantenha um histórico de cada equipamento... partindo da data em que foi comprado (se for possível), registre todas as ocorrências de manutenção executadas no aparelho... isso o ajudará a saber o tempo correto para nova inspeção. (DF)

6) Aterre todo o seu equipamento em um bom aterramento! Para saber se seu terra é confiável, meça com um multímetro a tensão entre o pino terra e o neutro da rede. Deve dar uma tensão menor do que 3 volts, se der maior não ligue nada nele e procure um eletricista, seu terra não é confiável. Se der zero volts, provavelmente não há terra.

7) Procure não cortar o pino terra dos plugues dos cabos de alimentação e sim usar adaptadores, especialmente aqueles um pouquinho melhores que indicam a conexão correta da fase e do neutro. (FVF)

Fonte: Audionasigrejas.org

Baixando vídeos do youtube facilmente

Quantas vezes você viu um vídeo no youtube seja música, trailer ou qualquer outra coisa e gostou dele e queria baixar e nunca conseguiu, ou se conseguiu era um trabalhão para fazer. Com o aTube você faz isso fácil e em pouco tempo

Primeiro vamos Baixar o aTube Catcher: aTube_Catcher.exe

logo após baixado, instale e abra ele e vai aparecer assim:

Por padrão ele direciona o vídeo para "Meus Vídeos", No espaço URL, coloque o endereço do vídeo que você vai baixar por Exemplo: youtube.com/watch..... após feito isso escolha o formato de Saída que é o mais usado AVI compatible com XVID, agora clique em Baixar e espere terminar para assistir o vídeo que você tanto quer ver

Múltiplos logins no Messenger sem programas


A maior parte do pessoal que utiliza o Live Messenger, normalmente recorre ao Plus para logar com mais de uma conta no mensageiro. Hoje vamos ver uma forma mais fácil de fazer isso, e sem ter que instalar o plus.
Primeiro abra o Editor de registro, vá em “Executar > regedit”.
Já no editor de registro, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows Live.
Clique com o botão direito do mouse em “Messenger” e escolha a opção “novo > valor DWORD”, dê o nome de MultipleInstances.
Feito isso, clique duas vezes no valor que você criou e mude o “0″ por “1″.
Clique em ok e feche o registro. Pronto, agora você pode abrir quantos Messengers você precisar ;).

Personalizando a Barra de tarefas do seu Windows 7


Uma das novidades presentes no Windows 7 é a sua nova barra de tarefas (taskbar), que possui diversas alterações que visam melhorar a experiência do usuário.
De um tempo pra cá ouvi várias reclamações de usuários que estão acostumados com a antiga barra de tarefas e queriam configurá-la da mesma forma no Windows 7. Sim, esses usuários existem, por isso resolvi escrever este mini-guia para trazer a velha taskbar devolta ao Windows 7.
Primeiro clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione a opção Properties:

Nas opções da barra, se você quiser deixar os ícones pequenos marque a opção “Use Small Icons” ou “Utilizar Ícones Pequenos” se estiver em português se não deixe desmarcado mesmo. Logo abaixo, mude a opção de combinar ícones para “Never Combine” ou “Nunca Combinar”:

Clique em aplicar e Ok.
Sua taskbar que estava assim:

Voltará ao velho estilo, (com os ícones pequenos):

Conversão de Áudio e Vídeo sem complicação

As vezes se torna bem chato ter que abrir um programa, selecionar o formato e converter um simples arquivo de áudio ou de vídeo. Com o Oxelon Media Converter, você converte facilmente arquivos de vários formatos apenas selecionando com o botão direito do mouse.
Esse ai é um exemplo de como você deve fazer

  
Depois que você fizer isso vai aparecer outra janela e é só clicar em CONVERT e quando terminar seu arquivo estará convertido para o formato escolhido.
Caso você queira tem uma opção para instalar mais plugins e converter mais tipos

Você pode converter:
·           3GP
·         3G2
·         ASF
·         AVI
·         DV
·         DVD MPEG2
·         FFM
·         FLV
·         GIF
·         MOV
·         MP4
·         MPEG1
·         MPEG2 PS
·         MPEG2 TS
·         NUT
·         PSP
·         RAW YUV
·         RM
·         SVCD MPEG2
·         SWF
·         VCD MPEG1
·         VOB
·         YUV4MPEG
·         M1V
·         M2V
·         M4V
·         AC3
·         AAC
·         AIFF
·         AMR
·         AU
·         FLAC
·         MMF
·         MP2
·         MP3
·         OGG
·         VOC
·         WAV
O programa é pequeno, leve e freeware.



Licença: Freeware
Tamanho: 3.2MB
Download: Oxelon media converter

Desativando a tradução automática do Google Chrome



Você usa o Google Chrome? Notou aquela barra do Google Tradutor que aparece no topo toda vez que você acessa algum site que não seja do seu idioma? Ela é útil, mas irrita.

Se você tem conhecimento suficiente para ler as páginas gringas que acessa, provavelmente não precisará dessa barrinha maldita. É por isso que hoje vamos desativá-la e você vai ver como.
1 > Acesse as opções do Google Chrome;
2 > Clique na Guia “Configurações Avançadas”
Procure pela seção de “tradução” e desmarque esta opção:
Pronto, só clicar em fechar. Fácil, né?

ElectroHub: Para recarregar até 6 eletrônicos simultaneamente


É fato que hoje em dia somos rodeados pelos mais diversos gadgets, cada um de nós tem no mínimo dois ou três. Seja para ouvir música, assistir vídeos, jogar alguns games ou navegar na internet. Todos eles funcionam a base de bateria e, a mesma, precisa ser recarregada constantemente. Para cada gadget um carregador diferente, um conector diferente, etc.
Não seria ótimo poder recarregar todos ao mesmo tempo utilizando um único carregador? Aposto que aquela aflição de não saber onde deixou o carregador de tal gadget sumiria, já que você sempre saberia onde deixou o único e mais importante carregador.
Apresento-lhes o ElectroHub.
Desenvolvido pela Innex Inc., o ElectroHub permite recarregar até 6 equipamentos eletrônicos simultaneamente e sem a necessidade de fios. Ao contrário dos carregadores tradicionais, o ElectroHub faz uso de uma tecnologia de carregamento por indução sem fios, permitindo carregar dispositivos como consoles de jogos, smartphones, tablets, etc.
Para recarregar seus aparelhos no ElectroHub, basta posicioná-los na base preta do aparelho e esperar. Fácil e rápido.
O ElectroHub pesa 311g e tem as seguintes dimensões: 23,3 x 15,5 x 2 (cm). Veja um pequeno vídeo de apresentação do ElectroHub:
O ElectroHub será apresentado oficialmente na próxima CES 2011 (Consumer Electronics Show) que será realizada em Las Vegas. Segundo informações da empresa responsável pelo projeto, o ElectroHub custará certa de US$39 com um set de baterias e estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2011.
Por: Rafael Ramos

Guia Postos: Saiba onde abastecer seu carro


A internet está recheada de ideias sensacionais e com o Guia Postos isso não é diferente. O site oferece um banco de dados de diversos postos de combustível espalhados pelo Brasil, com direito a preço do combustível, recomendações e um mapa de como chegar ao posto.
Com o Guia Postos você pode escolher se quer abastecer em um posto mais barato ou mesmo em um posto de uma empresa que você confia, filtrando os resultados por Petrobrás, Ipiranga, Shell, Texaco, Esso, etc.
Além disso, você pode escolher o combustível que quer, dando maior precisão aos resultados.
Com tudo isso que o site oferece, você quer ainda mais? O Guia Postos ainda tem um sistema para identificar postos que foram autuados por oferecerem combustível adulterado, livrando você de cair em uma fria e estragar seu automóvel.
- Dica do leitor Roberto Felize.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como Gravar um vídeo com Nero Vision para Assistir DVD, PC.

A um certo tempo atrás, tinha essa duvida, como gravar um filme em um DVD com Menu e tudo mais? Não sabe? então ai vai mais um tutorial

Primeiro Abra o Nero Vision na sua Versão Seja 7 ou 8 e por ai Vai, no caso eu estou Usando a Versão 9

1. Abra o Nero Vision, é pra aparecer assim.

2.Vamos para a opção que queremos para gravar um DVD com um vídeo

3.Após ter Aberto clique em importar, Importar arquivos e selecione o filme que você quer gravar

4. Com o filme aberto é pra ficar assim, se não tiver nada para editar, clique em Avançar
 
5.  Nessa Tela, você escolhe um Título, um tema, um nome, se quiser mudar clique Duas vezes e escreva o novo nome, para excluir qualquer menu, clique uma vez e aperte DELETE, após feito isso clique em AVANÇAR 
 
7. Nessa tela  você verifica pra ver se está tudo legal, após feito isso clique em AVANÇAR

8. Nessa Tela você Define Velocidade da Gravação, onde vai ser gravado etc. No local onde Tem Imagem recorder é para aparecer a sua gravadora, se a sua gravadora tiver selecionada clique em AVANÇAR e pronto, espere terminar e seu filme estará gravado.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Manutenção em Microfones Dinâmicos de mão

Nada dura para sempre. Nem os microfones. Por mais cuidado que se tenha, por mais quedas evitemos, sempre haverá uma vez que o microfone, por um motivo qualquer, vai parar de funcionar.
E uma vez sem funcionar... o seu destino será o lixo! Será mesmo? Neste artigo vamos aprender a fazer pequenas manutenções em microfones dinâmicos de mão. Para nosso exemplo, vamos usar um velho (1995) microfone LeSon SM-58.

Pela foto, dá para notar que o mic foi bem usado.

Sujeira no corpo
Este microfone já teve umas 10 etiquetas coladas nele, fita isolante colorida (muita gente monta um código de cores para indicar uma determinada função), etc, fita durex, etc. O grande problema é que a cola das fitas e etiquetas fica grudada no corpo, mesmo após a retirada da sua cobertura (o plástico da fita ou o papel da etiqueta). E essa cola é terrível: toda a sujeira do lugar gruda na cola. Deixa o microfone mais sujo e “melecado” que tudo.
Vamos tentar deixar o microfone como novo, ou pelo menos parecido com isso. Para tanto, precisamos fazer uma boa limpeza no seu corpo. Os passos são:
1) Retire manualmente todas as sobras de etiqueta de papel, fita durex, fita isolante, etc.
Alguns pedaços de fita são muitos finos, e talvez uma faca ou estilete ajudem a raspá-los. Só que na verdade, atrapalham! Vão descascar a tinta do microfone, deixando-o pior, Use uma régua plástica para raspar a superfície. Em geral, ela não produz danos à pintura.

2) Remova a cola grudada no corpo
Para remover a cola, há um segredo. Não adianta usar água, nem álcool nem detergentes. O que precisamos é de um pouco de óleo. Embeba uma bucha de cozinha em óleo (serve os de cozinha mesmo – soja, canola, etc, ou mesmo óleo lubrificante) e agora basta “fazer força” para deixar o microfone como novo!
ão é necessário muito óleo. Use pouco, equivalente a uma colher de chá. Espalhe o óleo sobre uma das pontas, e esfregue por todo o corpo. Como este microfone é de aço escovado, isso facilita as coisas: podemos usar o lado abrasivo da esponja, o que faz o trabalho ir rápido. Se o microfone é pintado, é melhor usar o lado macio, mas costuma demorar mais tempo.

3) Remova o óleo.
Novamente, nada de água. Um dos piores inimigos dos microfones é a água, pois a umidade afeta as  cápsulas. Para secar, use folhas de papel toalha.

Se após remover o óleo ainda percebermos alguma sobra de cola, embeba outra parte da esponja com cola e repita a operação.
Ao final de 10 minutos de trabalho até agora, olhem só como o microfone ficou. Bem melhor!

Globo
O nome “globo” quer dizer “corpo esférico, redondo”, segundo o Aurélio. Mas depois de algumas quedas no chão, o globo deste microfone pode ser chamado mesmo é de “plano”.

Tentar desamassar para voltar a ser corpo esférico novamente é tarefa muito ingrata, e que não faz praticamente nenhuma diferença na sonoridade. Logo, melhor mesmo é não perder tempo com isso.
Um problema que aflige muito os microfones da LeSon é que o seu globo é formado por duas  grades metálicas distintas, presas por uma peça central única, de onde as grades soltam-se com o tempo. Para consertar, retire o globo do microfone e pressione manualmente as grades contra a peça central, colocando as pontas da grade novamente no encaixe respectivo. Isso feito, use adesivo instantâneo (tipo Superbonder ou semelhante), e segure bem por pelo menos 3 minutos. Faça um lado de cada vez. Funciona muito bem, e fica como novo.

Quem não quiser, há globos avulsos para vender. Mas é melhor gastar R$ 3,00 em um tubo de Superbonder que 15,00 em um globo, não?
E para limpar marca de batom em globo, como se faz? Também com o globo separado do microfone, use uma escovinha de limpeza molhada com água. Dá conta do recado fácil, fácil. Mas não se esqueça de antes retirar a espuma de dentro, com todo o cuidado. A espuma molhada pode mofar. Após a limpeza, deixe o globo secar ao Sol.

Pintura
Alguns modelos de microfones são pintados (corpo e/ou globo), e com o tempo a tinta descasca, dando uma aparência bem feia ao microfone.
A solução é bem simples, basta pintá-lo novamente. Só que alguns cuidados são necessários.
1) Descasque o máximo de pintura “velha” que conseguir. Use uma esponja de cozinha, seca (sem água nem óleo), no lado abrasivo.
2) Proteja a cápsula. Enrole jornal na mesma, proteja-a bem. A tinta poderá tampar os poros por onde entra o som na cápsula, alterando a sonoridade.
3) Pinte o globo separadamente, com o cuidado de antes retirar a espuma interna. Tenha o cuidado de examinar o globo depois de pintado, para que não haja nenhum dos buraquinhos da grade tampado. Se houver, “fure” com algo pontiagudo.
Para pintar, use tinta spray, tipo Colorjet ou equivalente, comuns para pintar bicicletas, etc. Coloque o microfone de pé (apoiado pelo conector), em cima de jornal velho, e pinte-o por igual, circundando-o.
Mas pense bem antes de pintar. Isso praticamente tira toda a originalidade do microfone. Se estiver pensando em vendê-lo, melhor vendê-lo com pintura descascada que todo pintado.

Cápsula
Uma única queda (do alto de um pedestal, por exemplo) pode ser muitas vezes fatal para a cápsula. Seus componentes internos soltam-se (sonoridade muda) ou rompem-se (sem som). Neste caso, a solução pode ser trocar a cápsula.
No Brasil, qualquer eletrônica terá algumas cápsulas avulsas para vender. Só que a qualidade deixa muito a desejar. As cápsulas são em sua maioria genéricas (sem marca), importadas por empresas como a FTG e a CSR. Preços até R$ 30,00. Qualidade de som em geral acompanhando o preço.

A LeSon é talvez a única fabricante que disponibiliza cápsulas originais de reposição, sendo fácil encontrar cápsulas do seu SM-58 (há diversos modelos de SM-58 da LeSon, B, BK, Plus, P4, mas cápsula avulsa só a do SM-58B). Custo médio: R$ 60,00. Apesar de ser uma cápsula de boa qualidade (todo mundo conhece a sonoridade do LeSon SM-58, e ela não é ruim), o custo é alto, principalmente com o dólar baixo fazendo com que alguns microfones razoáveis se aproximem desse valor.
Em grandes cidades, talvez haja uma ou outra cápsula melhor, mas a maioria dos fabricantes não disponibiliza as cápsulas para venda direta ao consumidor. Só as assistências técnicas que possuem. É “mais negócio” vender o microfone todo que somente a cápsula.
Quanto às genéricas... elas vem sem especificações técnicas (diagrama polar, sensibilidade, resposta de freqüência, etc). Logo, não pense em colocá-las para as aplicações principais. Quem sabe crianças, um back-vocal, um instrumento menos importante, etc.
Então, vamos ver como fazer:
1) Retire o globo
2) Retire a cápsula do microfone. A cápsula é fixada ao corpo de metal do microfone através de uma borracha. Esta, por sua vez, é colada ao corpo através de cola de contato. Em microfones antigos como este, a cola já perdeu sua força, e é relativamente fácil soltar a borracha simplesmente “torcendo-se” a cápsula para um lado e para outro. Já quando o microfone é novo, essa é uma das tarefas bem difícil.

3) Retirada a cápsula, vemos 3 fios, que correspondem aos 3 fios do conector XLR do microfone. O preso ao parafuso é o aterramento, enquanto os outros dois são o positivo e o negativo. 


É importante observar nesse ponto que o defeito pode ser apenas um fio com solda ruim. Não deixe de observar. Após retirar o parafuso e a base de borracha, vemos então a cápsula:

 Novamente, olhe com cuidado se não é apenas um fio solto. Uma simples solda pode dar nova vida ao microfone. Caso queira testar a cápsula, basta medir com um multímetro, na posição de 200 Ohms. As cápsulas costumam ter impedância entre 100 e 600 Ohms. Um valor infinito (nos multímetros digitais, o número 1 escrito à esquerda) indica que a bobina está rompida. Atente que uma cápsula pode estar com impedância e apresentar mal funcionamento (perda de graves ou de agudos, por exemplo).

4) Neste ponto, atente que deve existir alguma indicação de polaridade positiva (sinal de + ou algo vermelho). Anote os fios correspondentes (quem é positivo e negativo). Se não houver, será preciso medir com um multímetro. Meça a continuidade dos fios, entre cada pino do conector até a ponta. A norma é: 

- pino 1 malha de terra
- pino 2 positivo
- pino 3 negativo

5) Desfaça as soldas. Cuidado: além de termos alguém com  boa experiência com soldas bem pequenas, devemos ter atenção especial em relação ao ferro de solda! Como os fios envolvidos são muito finos, o ferro deverá ser de no máximo 20W. Melhor ainda se for uma estação de solda com potência ou temperatura reguláveis.

6) Feito isso tudo, agora está na hora de levarmos o microfone (o tubo de metal e globo) à loja, escolher uma nova cápsula. No caso deste LeSon, seria possível deixá-lo realmente novo e original, apenas trocando a cápsula. Entretanto, no intuito de aprendermos (e economizar um pouco), vamos comprar outro modelo.

Dos 4 modelos encontrados acima, somente o 2º e o 4º vem com a borracha apropriada para firmar no tubo de metal (o corpo do microfone). Um simples teste permite verificar se a nova cápsula encaixa perfeitamente no tubo ou não. Mas não basta somente encaixar no corpo, também precisa conseguir fechar o microfone com o globo. Neste aspecto, a segunda cápsula foi reprovada, já que o seu grande tamanho não deixava fechar o globo! Assim, sobrou apenas ou a cápsula original LeSon ou quarto modelo, que por um acaso é cópia da cápsula original do SM-58 da Shure. Não se enganem: é cópia, e bem inferior*. Custou R$ 25,00, com nota fiscal e tudo.
* Havia diferença de diâmetro no plástico preto da cápsula, entre vários exemplares do mesmo modelo existentes na loja. Na maioria, o globo não entrava, devido ao diâmetro da cápsula ser maior que o diâmetro da boca do blogo, mas conseguimos encontrar uma que “passou apertado”. A diferença deve ter sido de 2 mm de diâmetro entre uma peça e outra, mas se existe essa diferença externamente, quem dirá internamente! E ainda bem que  testamos o funcionamento na loja, antes de fechar negócio.

7) Escolhida a cápsula, hora de refazer as soldas.

Cuidado para o terminal com o parafuso não fechar curto em nada.

8) Feito isso, encaixe a nova cápsula no lugar e faça um teste sonoro. Se tudo funcionou bem, então retire a cápsula novamente, e passe adesivo de contato (cola de sapateiro) na borracha, para ajudar na fixação junto ao corpo.

Só colocar o globo novamente e pronto, microfone “novo” em folha! Resultado sonoro? Até que bem razoável. Para as crianças, por R$ 25,00 e 40 minutos de serviço, está ótimo.
Mas pense muito bem antes de fazer esse gasto. Se para dar uma “reforma completa” for necessário comprar material além da cápsula (tinta Colorjet, cola Amazonas, Superbonder, etc), é bem capaz de não ser economicamente interessante, já que há alternativas de baixo custo. Só para comparar, a cápsula de R$ 25,00 da CSR é a mesma que equipa alguns microfones da marca (HT-48 ou CSR-48, HT sem chave e CSR com chave liga-desliga) de custo médio igual a R$ 50,00! Só que a cápsula tem garantia de 3 meses e os mics de 6 meses! Faça as contas antes! Pessoalmente este autor não recomenda, melhor comprar um microfone novo, ainda que de seja um mic de baixo custo. Mas valeu bem a pena gastar os R$ 25,00 para escrever este artigo!
O mesmo princípio pode ser usado para quem precisar fazer manutenção em um microfone sem fio. Se o mesmo não captar som algum, pode ser apenas a cápsula, e como vimos é algo simples de verificar.